top of page

Sobre o Djembe

O djembe é um instrumento confeccionado​ em tronco de árvore, que é escavado no formato de um cálice e a pele é posta no topo da peça e esticada por cordas. É um instrumento conhecido por toda Guiné, que alimenta a amizade e o amor, que aumenta a energia dos agricultores, alegra e fortalece todos os rituais e festas, é usado na comunicação entre vilas, regiões, países e até continentes, o djembe é universal.

Fala todas as linguas e conversa com todos na sua própria lingua pois todos os seres se conectam ao ritmo.

Antigamente os tambores eram feitos por ferreiros em cerimônias. Naquela época o djembe era produzido somente para o próprio uso, não existia interesse comercial.

     O tocador da vila entregava 10 Nozes de Cola para o ferreiro e pedia um djembe novo. A confecção do tambor era uma questão de honra. A cerimônia iniciava com as pessoas tocando, dançando e cantando em volta da árvore (geralmente Lenkê) que ia ser cortada. O ferreiro e seus companheiros levavam Nozes de Cola para ofertar à árvore e dizer para seu espírito que ela havia sido escolhida, e ao mesmo tempo pedir perdão por cortá-la.

      Depois que a árvore era cortada, o formato do tambor era entalhado e depois escavado. Quando todo trabalho de madeira estava finalizado, a primeira pele era colocada, esticada e apertada. Era feita outra cerimônia quando o djembe era tocado pela primeira vez, adquirindo assim a sua voz.

Hoje em dia é costume dos tocadores de djembe dar Nozes de Cola aos seus tambores para serem protegidos, como no caso de competição entre tocadores de vilas diferentes.

“Palavras de Mamady Keita” 

bottom of page